Foto por Stephanie Hahne/Foo Fighters Brasil
Faz pouco mais de uma semana que o Foo Fighters foi embora do Brasil, mas a saudade já está batendo forte.
Tivemos cinco apresentações da banda por aqui — passando pelo Rio de Janeiro, duas vezes em São Paulo, Curitiba e fechando com Porto Alegre –, e dá pra dizer que os caras ainda estão no topo! Acompanhados do Queens Of The Stone Age e Ego Kill Talent, os Foos fizeram quase 3 horas de show e nos deixaram com várias boas lembranças.
E para matar um pouco essa saudade, que tal relembrar alguns dos melhores momentos da turnê Concrete And Gold por aqui? Selecionamos 10 acontecimentos dos shows, com vídeo, para você relembrar essas apresentações incríveis.
Confira!
10. A volta de “Generator” ao setlist
Esta canção do álbum There Is Nothing Left To Lose (1999) não é exatamente injustiçada, mas também é um pouco raro vê-la nos setlists atuais da banda. No Brasil, só ouvimos “Generator” em 2012 no Lollapalooza, e em 2015 em Porto Alegre.
Mas dessa vez quem ama muito a música — como esta que vos escreve — foi agraciado com os Foos tocando ela três vezes: em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre!
09. O show “solo” de Taylor Hawkins
A gente já conhece bem a admiração de Dave Grohl por Taylor Hawkins e vice-versa, mas desta vez a coisa foi elevada a outro nível.
Ao fim de “Rope”, o baterista vai às alturas por meio de uma plataforma e, lá de cima, canta e toca “Sunday Rain”, música na qual é protagonista no álbum Concrete and Gold (2017). O momento é incrível!
08. Interação da plateia com os shows
Não tem muito o que falar sobre o público brasileiro, né? Aqui o negócio é emocionante!
Por diversas vezes a plateia encantou o Foo Fighters, e Dave Grohl comentava cada feito muito admirado. Rolou, por exemplo, o nosso flash mob em “Best Of You” com as plaquinhas do OH. Nesta hora, lá no Rio de Janeiro, Grohl agradeceu à galera por “lembrá-los da letra”, pois às vezes eles esquecem. 😛
Rolou também, em várias músicas, a iluminação dos estádios através do flash do celular da galera. Teve na nova “The Sky is a Neighborhood”, “Breakout” e “Big Me”!
07. O coro de “Love Of My Life”, do Queen
Enquanto apresentava a banda, Dave pediu para que Taylor cantasse um trechinho deste hino do Queen.
O que aconteceu foi que, em todas as ocasiões, o público cantou bem alto junto com o baterista e deixou a banda de queixo caído. Segundo Grohl, o Brasil é o único país que canta todas as palavras da canção. Lindo, não?
06. Pat Smear tocando Ramones
Aaah, como a gente gosta do Pat Smear!
O queridíssimo Chimbinha do Foo Fighters tem protagonizado um momento incrível nos shows da banda. Durante a apresentação dos membros, Pat toca “Blitzkrieg Bop”, do Ramones, e a plateia fica insana berrando os “Hey, ho, let’s go!”.
Que se repita mais e mais!
05. “I’ll Stick Around” no show extra de São Paulo
Taí outra música que raramente tem aparecido nos setlists do Foo Fighters e que os fãs amam.
“I’ll Stick Around” é um single do primeiro disco da banda, homônimo, e foi tocado apenas no show extra de São Paulo. Apesar de não ser tão conhecida pelos fãs mais casuais, quem ama muito os primórdios dos Foos pirou real com a música durante a apresentação. Que toquem mais vezes!
04. Chris Shiflett cantando Alice Cooper
Teve também um momento de destaque para o guitarrista Chris Shiflett!
Mesmo estando bem doente durante esta turnê, o músico se esforçou para se entregar de corpo e alma em todos os shows, e ainda mandou ver com uma cover de “Under My Wheels”, do Alice Cooper.
03. Este mashup muito louco de John Lennon com Van Halen
O mundo entrou em polvorosa com este baita momento que rolou aqui no Brasil pela primeira vez.
Durante a apresentação do sempre ótimo Rami Jaffee, o tecladista começou a tocar “Imagine”, de John Lennon, no piano… até que Dave Grohl cantou a letra de “Jump”, do Van Halen. Sério.
A mistura ficou incrível, é claro, e chamou atenção da mídia internacional assim que caiu na internet. Grohl declarou que está afim de tocar essa versão em todos os shows da banda daqui pra frente. Aprovamos!
02. Mais um pedido de casamento em São Paulo
A mistura de São Paulo com Foo Fighters parece estar marcada por pedidos de casamento. Sim, rolou mais um!
Durante a primeira data da banda na capital paulista, o casal Guilherme e Lígia subiu ao palco para oficializar o noivado com a benção de São Dave Grohl. Lembra que em 2015 aconteceu o mesmo com o Vinícius (ou Vesúvius) e a Mônica?
Que sejam felizes para sempre! ♥
01. Lucas, de 17 anos, mandando ver na bateria
Essa também rolou em São Paulo e nós elegemos como o momento mais legal da turnê!
O Lucas, garoto que estava fazendo 17 anos exatamente no dia do show extra do Foo Fighters, teve a honra de subir no palco para tocar com os caras. O menino assumiu a bateria em “Under Pressure”, cover do Queen, e deixou todo mundo de boca aberta. Manda muito bem!
Relembre:
Confira abaixo algumas fotos da nossa equipe — basta clicar em cada uma para ampliar. A galeria de fotos na íntegra está nos sites de cada fotógrafo: Diego Castanho e Stephanie Hahne.
Ao fim da matéria, você pode escutar uma playlist exclusiva com as músicas que o Foo Fighters tocou na turnê Concrete And Gold no Brasil!
Por Stephanie Hahne