Dave Grohl conta a história por trás de ‘I Am a River’, do Sonic Highways


Sonic Highways, do Foo Fighters, é repleto de referências aos legados musicais das oito cidades onde a banda escreveu e gravou seu oitavo álbum. Muitos deles foram detalhados na séria da banda na HBO com o mesmo nome, mas o vocalista Dave Grohl ofereceu um olhar mais aprofundado à música mais profunda, “I Am a River” para a web série do The Tonight Show Starring de Jimmy Fallon, “How I Wrote That Song/Como eu escrevi aquela música”.

No clipe, Grohl explica como em cada cidade ele passava os primeiros dias ensaiando no estúdio com a banda, e gravava as entrevistas com lendas locais à noite. Por volta do quinto dia, Grohl reunia as transcrições de suas entrevistas e escolhia palavras-chave, frases ou sentenças, anotando-as em seu caderno ao lado de um esboço da canção.

“Eu meio que copiava e colava e as encaixa ali”, ele diz. “Então, no dia seguinte eu cantava a nova letra, e ela representava toda essa semana que estive lá, dizendo as histórias das pessoas que eu conversei”.

Escrita em Nova York, “I Am a River” é repleta de referências à história musical vibrante da cidade, bem como a própria cidade. Por exemplo, a linha de abertura – “I found a secret behind a Soho door/Eu encontrei um segredo por trás de uma porta do Soho” – é um aceno para a entrada indefinida do famoso estúdio Magic Shop, enquanto o rio do título refere-se à Minetta Creek, um riacho que, na verdade, corre sob a cidade de Nova York.

“Essa música é principalmente sobre isso, este rio que corre subterrâneo através da cidade”, explica Grohl. “Eu pensei que era uma bela ideia de que há algo de natural e pré-histórico que passa embaixo de algo tão monolítico e futurista como Nova York. E talvez todos nós estamos ligados por algo parecido.”

Grohl e companhia também tocaram “I Am a River” durante sua estadia no Tonight Show, contando com a ajuda de uma pequena orquestra para dar uma conclusão bombástica à música. O Foo Fighters está marcado para começar a turnê norte-americana de Sonic Highways no próximo ano, começando com um show no 4 de julho, no RFK Stadium, em Washington D.C. Antes, eles passam pela América do Sul e Oceania.

Esse show, que vai comemorar o 20º aniversário da banda, contará com apresentações de músicos que representam algumas das cidades mostradas em Sonic Highways, incluindo Buddy Guy, de Chicago, Gary Clark Jr., de Austin, Heart, de Seattle, Joan Jett e os Blackhearts, de Los Angeles, LL Cool J com DJ Z-Trip, de Nova York, Trouble Funk, de D.C., e Trombone Shorty, de Nova Orleans.

Fonte: Rolling Stone
Tradução: Stephanie Hahne