Acompanhante de luxo: as mais emblemáticas parcerias de Dave Grohl

O “cara mais legal do rock”, Dave Grohl jamais se contentou em ser apenas o baterista do Nirvana ou o líder do Foo Fighters. A seguir, listamos algumas das aparições ou parcerias mais emblemáticas do músico desde o fim do Nirvana, em 1994.

10 – Com o Cage the Elephant 

Em outubro do ano passado, o Cage the Elephant fazia turnê nos Estados Unidos com o Foo Fighters quando tiveram um imprevisto: o baterista Jared Champion entrou em cirurgia de urgência para tratar uma apendicite. O próprio Grohl se ofereceu para tocar com os pupilos em alguns shows, para a surpresa da plateia desavisada.

[youtube id=”tlqptnyB1LM” width=”620″ height=”360″]

 

9 – Com (e para) Paul McCartney 

O eterno beatle jamais escondeu seu respeito por Dave Grohl: as parcerias ao vivo são diversas (a mais recente foi no final da cerimônia do Grammy 2012, ao lado de Bruce Springsteen e Joe Walsh, do The Eagles). Mas uma das mais tocantes foi quando Grohl apresentou “Band on the Run” ao lado da banda pessoal de McCartney, em um evento na Casa Branca. Na plateia, além de Paul, o próprio dono da casa, o presidente Obama.

[youtube id=”PYetH6DeMcY” width=”620″ height=”360″]

 

8 – Com o Them Crooked Vultures 

Entre um disco e outro do Foo Fighters, Grohl sempre busca algo para se ocupar. Em 2009, juntou os velhos amigos Josh Homme (Queens of the Stone Age) e John Paul Jones (Led Zeppelin) para um projeto independente. O Them Crooked Vultures gravou um disco em tempo recorde e saiu em turnê pela Europa e, posteriormente, tocou em outros continentes. O Brasil acabou não vendo o supertrio ao vivo.

[youtube id=”77sF4HvvCWM” width=”620″ height=”360″]

 

7 – Com o Led Zeppelin

Gravando um DVD no mítico estádio Wembley, o Foo Fighters teve o privilégio de tocar para uma das plateias mais apaixonadas do mundo. Ao final, a cereja do bolo: a presença da dupla Jimmy Page e John Paul Jones, do Led Zeppelin, para uma releitura do hino absoluto “Rock & Roll”. Grohl, que jamais escondeu sua devoção pelo falecido John Bonham, espancou a bateria. O baterista Taylor Hawkins cuidou dos vocais.

[youtube id=”i9vdV2L0yG4″ width=”620″ height=”360″]

 

6 – Com o Queen 

Outros músicos que não raramente dividem palco com o Foo Fighters são Roger Taylor e Brian May: quando o Queen foi indicado ao Hall da Fama do Rock & Roll, Grohl e o baterista Taylor Hawkins participaram da homenagem no palco. O Foo Fighters também já pagou tributo à influência da banda inglesa, convidando May a tocar na cover de “Have a Cigar”, do Pink Floyd e, posteriomente, na faixa “Tired of You” (de One by One).

[youtube id=”SPDSFvckzV4″ width=”620″ height=”360″]

 

5 – Com o Tenacious D 

A amizade vem de longa data – Grohl gravou as baterias do primeiro disco do duo formado por Jack Black e Kyle Gass; posteriormente, participou do filme da dupla,Tenacious D: A Palheta do Destino, interpretando ninguém menos que o demônio. Quando pode, Grohl participa dos shows do Tenacious D, como nesta apresentação completa no evento de games Blizzcon, em Anaheim, em 2010.

[youtube id=”VIukVvBn3nE” width=”620″ height=”360″]

 

4 – Com o Probot 

Em 2003, Dave Grohl tirou do papel a ideia de fazer um álbum de heavy metal com participações de seus principais heróis no gênero. O Probot rendeu um único disco, cujos instrumentos foram gravados quase que inteiramente por Grohl; as vozes são de vocalistas como Lemmy Kilmister (Motörhead, que também tocou o baixo de “Shake Your Blood”), Cronos (Venom), King Diamond e o brasileiro Max Cavalera (em “Red War”).

[youtube id=”T09hBGGpSjk” width=”620″ height=”360″]

 

3 – Com o Queens of the Stone Age 

Em 2002, o Foo Fighters passava por uma crise de relacionamento interno. Para se afastar da tensão e respirar novos ares, Grohl aceitou o convite de Josh Homme para gravar o disco do Queens of the Stone Age,Songs for the Deaf. Como se não fosse o suficiente, o baterista saiu em turnê com o QOTSA como integrante fixo da banda. Após diversos shows, Grohl retomou o Foo Fighters e gravou One by One.

[youtube id=”KeKCrEzJI84″ width=”620″ height=”360″]

2 – Com Tom Petty 

Após a morte de Kurt Cobain, Dave Grohl demorou um tempo até se interessar por música novamente. Um dos primeiros convites que surgiram foi para acompanhar a banda de Tom Petty, como baterista (eles chegaram a tocar juntos em uma performance no programa Saturday Night Live). Mesmo tentado pela possibilidade de tocar com um de seus ídolos, Grohl acabou optando por seguir carreira com sua própria banda, o Foo Fighters.

[youtube id=”jo89wx9j3D0″ width=”620″ height=”360″]

 

1 – Com a Backbeat Band 

Em 1994, Grohl fez parte da superbanda que gravou a trilha sonora do filme Backbeat – Os Cinco Rapazes de Liverpool, que retrata os primeiros passos dos Beatles. Além de Grohl na bateria, a banda continha Greg Dulli (Afghan Whigs), Dave Pirner (Soul Asylum), Thurston Moore (Sonic Youth), Don Flemming (Gumball) e Mike Mills (R.E.M.). Ao vivo, há registro de apenas uma apresentação da formação completa, na cerimônia do MTV Video Music Awards daquele ano.

[youtube id=”oFzL0X9pLNA” width=”620″ height=”360″]

 

Por Pablo Miyazawa (Rolling Stone)