Dave Grohl, o homem das premiações.

Dave Grohl é indicado a muitos prêmios para serem recebidos em 2014, entre eles, o Rock &Roll Hall of Fame , Grammys, Cinema Eye Honors e ainda por incrível que pareça, um Oscar! Entenda mais…

-Começando com o que já está “ganho”;

ROCK & ROLL HALL OF FAME – NIRVANA

Rock and Roll Hall of Fame and Museum (“Salão da Fama e Museu do Rock and Roll” em português) é um museu e uma instituição em Cleveland, Ohio, Estados Unidos, dedicado, como o nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e outras pessoas que tiveram grande impacto na indústria do rock e do pop.

Para ser indicado e ganhar uma estrelinha da fama nesse museu existem algumas premissas, mas a principal, que impedia o Nirvana de ser indicado até então, era que o primeiro álbum da banda ou cantor a ser indicado teria que ter 25 anos, no mínimo. O Bleach, álbum de estréia do Nirvana é de 1989, completando assim em 2014, os exatos 25 anos.

Para receber o prêmio são chamados todos os integrantes (Vivos é claro), mesmo os que deixaram (ou foram obrigados a deixar) a banda no meio da jornada. Um representante também pode ser chamado (espero que a Courtney Love fique em casa…). Isso as vezes gera muita controvérsia como o famoso caso Guns’n’Roses aonde Axl e Slash não queriam dividir o palco. Slash acabou indo e Axl ficou chupando dedo!

Ok, mas o palco do Hall da fama do Rock não é novidade para Dave Grohl, ele e Taylor Hawkins já estiveram lá como mestres cerimônias nas homenagens  do Queen em 2001 e do Rush em 2013.

A cerimônia de homenagem acontecerá no Barclays Center, em Brooklyn, a 10 de abril de 2014 e é gravada para posterior exibição.

[cycloneslider id=”hallfame1″]

GRAMMYs – Sound City, Jay-Z e QOTSA.

SOUND CITY Real to Reel: Foi indicado a 2 prêmios;

Melhor Canção de Rock com Cut-me Some Slack, com Dave Grohl, Krist Novoselic, Pat Smear e (Big Boss) Paul McCartney!

E também foi indicado ao prêmio de Melhor Compilação de Trilha-Sonora para Mídia Visual. Prêmio nomeado ao produtor Butch Vig! Nosso ídolo que nos deu o Nevermind e o Wasting Light!

Jay-Z – Holy Grail: Foi indicada a melhor canção de RAP.

Jay-Z já coleciona 17 Grammys se não me engano, mas se ele tivesse que usar uma serra para dividir com quem ajuda ele a chegar lá… Alguns pedaços iriam ficar com Dave Grohl. Olha só a lista de ajudantes na música. (Por favor, ignorem a quantidade absurda de empresas e gravadoras associadas, Sound City tem só duas, Roswell Films e RCA :D)

Shawn Carter, Terius Nash, J. Harmon, Timothy Mosley, Justin Timberlake & Ernest Wilson, songwriters (Kurt Cobain, Dave Grohl & Krist Novoselic, songwriters) (Jay Z Featuring Justin Timberlake)
Track from: Magna Carta…Holy Grail
Label: Roc Nation; Publishers: Carter Boys/Warner Chappell/WB Music Corp./2082 Music Publishing/Tennmann Tunes/Universal Music Z Tunes/VB Rising/ole/Jerome Harmon Publishing/Chrysalis Music/Let The Story Begin Publishing/EMI Virgin Songs Inc./Primary Wave Tunes/The End Of Music/MJ Twelve Music/Warner-Tamerlane PublishingCorp./Murky Slough Music

Yehnnn, têm um pedaço de Smells Like Teen Spirit na música. Por isso o nome do Dave está lá! A partir de 2:00 minutos, para os sem paciência.!

[youtube id=”2YcIgow6TDk” width=”620″ height=”360″]

Queens of the Stone Age – …Like Clockwork: Foi indicado a 3 prêmios.

Melhor performance de Rock com My God Is the Sun! (Não sei exatamente como funciona, mas o Grammy tem umas categorias bem absurdas). Essa música foi Dave que gravou as baterias.

Melhor Álbum de Rock, Like Clockwork, Dave gravou a bateria nas faixas, “If I Had a Tail”, “My God Is the Sun”, “Fairweather Friends”, “Smooth Sailing” e “I Appear Missing”!

Melhor Engenharia (de som) em Álbum não Clássico. Nomeado a Joe Barresi, Mark Rankin e Gavin Lurssen.

Dave não está listado nos trabalhos do QOTSA, mas com certeza ficará MUITO feliz ao ver seus amigos sendo premiados e sabendo que ele gravou a bateria!

Grammy 2014 a parte, segue foto da estante de Grammys do Foo Fighters.

Estante de Grammys do Foo Fighters

Estante de Grammys do Foo Fighters

Foram 11 GRAMMYs,

2001

There Is Nothing Left to Lose

Best Rock Album

“Learn to Fly”

Best Short Form Music Video

2003

“All My Life”

Best Hard Rock Performance

 

2004

One by One

Best Rock Album

2008

Echoes, Silence, Patience & Grace

Best Rock Album

“The Pretender”

Best Hard Rock Performance

2012

Wasting Light

Best Rock Album

“Walk”

Best Rock Performance

Best Rock Song

“White Limo”    Best Hard Rock/Metal Performance

Back and Forth

Best Long Form Music Video

[cycloneslider id=”grammy”]

Cinema Eye Honors

Sound City, está concorrendo no festival Cinema Eye Honors que acontece desde 2011 no mês de Janeiro em Nova York. Os prêmios são direcionados apenas para Documentários.

O filme dirigido por Dave Grohl e estrelado por muitos astros do Rock entrou pela categoria Audience Choice (Escolha do Público).

Um das nossas homenagens favoritas, a Escolha do Público é o prêmio que todo mundo vota. Ele vai a esses filmes especiais que se dedicam, enfurecem, inspiram, entretêm e criam conexões íntimas com seu público. Entre os vencedores anteriores nesta categoria incluem The King of Kong: A Fistful of Quarters (2008), Up the Yangtze (2009), The September Issue (2010), Joan Rivers: A Piece of Work (2011), Buck (2012) e Bully (2013).

Sound City é um dos mais votados, seu principal concorrente é o documentário Blackfish, que conta a história de um baleia orca do parque SeaWorld que está envolvida em muitos acidentes.

OSCAR

O famoso prêmio do cinema Americano/Hollywoodiano o OSCAR, possui uma lista, a “Reminder List of Eligible Releases” (lista de filmes candidatos à indicação). Em janeiro, a Academia envia pelo correio uma cédula de indicações e uma cópia da “Reminder List” para cada membro da Academia. A lista é composta de candidatos que na realidade se inscreveram para ganhar o prêmio. Após a escolha, a academia nomeia os 5 concorrentes ao prêmio.

No caso do Sound City, foram escritas as músicas “Cut Me Some Slack”  e “You Can’t Fix This” .

O resultado das nomeações acontece dia 16 de Janeiro.

 

 

Com certeza no inicio do ano que vem veremos muito Dave Grohl na telinha da TV, tomara que ele aproveite para falar do tão esperado OITAVO!

Matéria e notas: Cristiano Roeder
Fontes: grammy.com, cinemaeyehonors.com, rollingstone.com, hollywoodreporter.com, rockhall.com, oscar.go.com