O Foo Fighters toca hoje na Cidade do Cabo, África do Sul. Será o primeiro show da grande turnê¹ do álbum Sonic Highways, a gente separou algumas imagens e detalhes para vocês!
Ontem, dia 9 a banda toda fez uma entrevista com Rob Forbes para uma rádio local (5FM) ao vivo do hotel.
Dave começou a entrevista contando um pouco do processo de criação do Sonic Highways. Tudo começou no álbum Wasting Light, que foi documentado e gravado na garagem do Dave. “Nós queríamos sair do estúdio e desafiar a banda em um ambiente diferente.” Depois na gravação do segundo documentário sobre o Sound City juntaram as duas coisas. “Então desafiei a banda a fazer não apenas um documentário e sim oito documentários/episódios.”
Quando questionado se o foi cansativo fazer o seriado, Dave disse que apenas em alguns momentos e Taylor disse “É trabalho para todos, mas, […] foi mais cansativo pra ele, ele tinha trabalho, pra mim, era só chegar no estúdio, na primeira cidade, e a faixa da bateria já estava pronta no primeiro dia…”
Sobre pessoas muito importantes como o presidente Barack Obama serem fãs da música do Foo Fighters, Dave disse: “Uma vez Al Gore veio e falou que era um grande fã [da nossa música] e eu estava muito lisonjeado, você nunca sabe nesse ponto, porque nós tocamos Rock ’n Roll, e as pessoas [que gostam] podem ter 6 anos ou 60 anos. Eu costumava saber quem era fã da banda quando chegava no aeroporto e tinha pessoas te encarando, e usualmente eram adolescentes ou rockeiros, mas agora você tem tipo um cara de 65 anos te encarando…”
Começando a rodada de perguntas feitas pro fãs, Rob perguntou qual membro da banda sobreviria mais facilmente a um apocalipse zumbi e por quê? Dave: “Pat sobreviveu a alguns apocalipses, um foi o The Germs, o outro o Nirvana…” E quem da banda costuma se sobressair em esportes e coisas do gênero, Dave: “Esse seria o Nate!!” Nate e Taylor costumam andar de bike e fazer snowboard.
A banda falou sobre repertórios de show, falaram sobre a primeira vez no Brasil, que perguntaram que música o pessoal do Brasil gostava, a produtora disse Everlong, todo mundo conhece Everlong e a banda ficou impressionada ao saber que o publico sabia muito mais do que Everlong! Falaram que pararam de fazer o Bis, simplesmente tocam 3 horas sem parar. Dave disse que nunca é combinado ele ir tocar bateria durante o show, diz que Taylor que inventa isso e ele fica meio irritado, pois já está muito cansado.
Sobre os clipes engraçados, Dave disse que é coisa do Taylor, que negou dizendo que são os dois. Falaram que a ideia inicial do clipe de Learn to Fly seria um sequestro de avião, o que teria acabado sendo uma terrível ideia. Rob perguntou se uma época atrás tinha alguma regra que Taylor era obrigado a se vestir de mulher nos clipes. Dave disse que era um trote e ainda é. Taylor lembrou quando usou uma calça colorida (tipo legging) em um show em New Orleans e disse que ele sente que o trabalho dele ao vivo é fazer o Dave sorrir.
Sobre as bandas locais, falaram que normalmente recebem vídeos e links e eles mesmos escolhem as bandas que vão tocar na abertura. Foi assim com BLKJK. Elogiaram muito o Kaiser Chiefs que também abrirá no Brasil. Falaram que a dificuldade de ir para lugares é a distância dos voos, e que normalmente depois de passar pelos EUA e Europa ficavam muito cansados, então resolveram fazer primeiro esses países distantes.
A próxima parada é Sábado em Joanesburgo também África do Sul, depois Chile dia 15 de Janeiro, Argentina dia 18, e depois dia 21 Porto Alegre, BRASIL!!!