Everlong – Confira detalhes sobre a gravação da faixa

Em um vídeo inédito, o engenheiro de som Bradley Cook conversa com Warren Huart, também profissional da música, sobre as técnicas e participações especiais na música Everlong, do Foo Fighters.

Na entrevista, que aconteceu no confortável Barefoot Recording Studio, considerada a “segunda casa” de Bradley, podemos ouvir a faixa com mais atenção aos detalhes expostos e explicados por Cook.

Com uma carreira de mais de 30 anos, Bradley contabiliza inúmeros trabalhos com bandas como Queens Of The Stone Age, Couting Crows, Isaac Hayes, Ben Harper, Fishbone e Everclear. Cook revelou na entrevista técnicas particulares da gravação, intrumentos e microfones utilizados na canção. A faixa também teve participação especial de Louise Post, da banda de rock alternativo Veruca Salt, namorada de Dave Grohl na época. Ela canta as partes agudas no refrão e o riff da guitarra solo nas antes dos versos.

Uma curiosidade interessante foi revelada por Bradley, ao finalmente contar o que Dave sussurra antes do solo final da música. Grohl conta a história do assistente de Bradley, Ryan Bosh, onde ele e seu irmão sofriam um castigo do pai quando eram crianças, que os faziam segurar suas botas com os braços levantados enquanto ele dormia. Tudo isso por fazerem muito barulho, o que impedia seu pai dormir durante o dia depois de uma longa noite de trabalho. Somados a isso foram adicionadas mais 2 tracks com Dave lendo histórias aleatórias de um livro.

Everlong faz parte do segundo álbum de estúdio do Foo Fighters, The Colour end The Shape, produzido pelo exigente e talentoso Gil Norton, com quem Bradley trabalhou duro para que tudo saísse perfeito. As gravações finais aconteceram no lendário estúdio Grandmasters Recordes, em Los Angeles.

Em Janeiro, o canal do YouTube de Warren pulicou uma extensa entrevista com Bradley, que você pode conferir na íntegra aqui.

Texto: Stephanne Alves