A música pode transcender idiomas e pode elevar e inspirar. Um exemplo perfeito disso pode ser visto no documentário In Your Honor, que apresenta um fã argentino do Foo Fighters que ficou tão inspirado pela resposta de Dave Grohl à paixão do público de um show que decidiu formar uma banda e documentar o processo como uma forma para traduzir adequadamente esse sentimento para o próprio músico.
Dentro do documentário, vemos o Foo Fighters se apresentando para uma multidão entusiasmada durante uma apresentação em estádio em 2018 na Argentina, com a banda ficando maravilhada enquanto a multidão cantava o famoso canto de futebol “Ole Ole Ole” como uma demonstração de adoração. Nesse momento, Grohl parou e construiu brevemente uma música improvisada para compartilhar o amor de volta com a multidão, enquanto no processo comentava sobre o canto do público afirmando: “Por que vocês não formam uma banda e eu irei ver vocês ? “
O cantor Juan Pablo Sanzi, que está no centro do documentário, aceitou esse desafio e nasceu o documentário In Your Honor. Ele começou a formar uma banda e escrever uma música, sentindo que Grohl não havia entendido totalmente o significado do sentimento expresso quando a multidão cantou “Ole Ole Ole” para eles durante o show. Foi um sinal de paixão, de amor e respeito.
Sanzi se juntou ao diretor Mauro Romero para documentar o processo enquanto ele reunia um grupo que incluía o baterista Ezequiel Gonzalez, o baixista Nicolas Zanotti, o guitarrista principal Martin Legovich, o tecladista Marton Fabbrizzi e o guitarrista rítmico Marco Ruberto e o projeto estava em andamento.
“Este documentário é uma forma de recompensá-lo e agradecê-lo com o trabalho pela influência que ele (Dave) teve sobre mim”, disse Sanzi ao IndieHoy .
“Eu vi Foo Fighters muitas vezes ao vivo, mas nunca vi Dave e a banda tão surpreso com público. O show em Vélez foi incrível porque muitas coisas aconteceram juntas, todas na hora certa. O público argentino mostrou sua melhor cara naquela noite , algo que nem sempre acontece, mas quando acontece essa mistura de fatores, que a banda e o público estão pegando fogo, acontece algo inesquecível ”, lembra Sanzi. “E assim foi, a tal ponto que Dave improvisou uma música para nós, ‘Argentina I Love You’. A certa altura, as pessoas estavam tão entusiasmadas que nos disseram: “Vocês vêm aqui para cantar minhas músicas ou as suas? Por que eles não fazem uma banda assim e eu vou vê-los? ‘ clique.”
Então Sanzi começou a construir uma banda e documentar o processo com a esperança de que Grohl viesse vê-los tocar. Sem saber como tudo acabaria, eles se inscreveram para alguns festivais de cinema depois que o documentário foi concluído. Até agora, eles foram considerados vencedores do prêmio no Festival de Cinema Independente de Miami, vencedores do título de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Los Angeles e vencedores do Festival Internacional de Cinema dos Cinco Continentes na Venezuela, entre outras homenagens.
Como visto em postagens recentes nas redes sociais, o documentário foi enviado e recebido pelo próprio Dave Grohl. “Ei Dave e Foo Fighters. A banda que você solicitou há três anos está pronta! A caixa está do seu lado! Agora, depende de você … VOCÊ está pronto? Esta é uma chamada para todos os fãs de música ao redor o mundo! Não apenas os fãs de Foo. Esta é nossa carta de amor para vocês, AMANTES DE MÚSICA. Assistam ao documento! Curta e compartilhe! Queremos que você faça parte disso também. Agora somos oficialmente #CALLINGMRGROHL “, diz uma postagem datada na semana passada .
Enquanto mostra Grohl com a caixa do documentário em mãos. “Dentro dessa caixa, há um sonho. Meu maior projeto. Um documentário de 45 minutos para os amantes da música. Não apenas os fãs de Foo”, afirma Sanzi em uma postagem datada de 14 de dezembro, observando que aguardavam a resposta de Grohl. Confira abaixo o documentário oficial In Your Honor na íntegra.
Fonte: Loudwire