Flashback: Foo Fighters faz a sua primeira aparição na TV

Assista a banda tocando “This Is A Call” no ‘Letterman’ em 1995

Há exatos 19 anos, o Foo Fighters lançou “This Is A Call”, seu primeiro single. O ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, começou a gravar algumas demos meses após a morte de Kurt Cobain, tocando quase todos os instrumentos sozinho. Ele nunca imaginou que um grande número de pessoas ouviria aquelas músicas e, na época, ele seriamente considerou entrar para a Tom Petty and the Heartbreakers como baterista.

“Eu estava muito perto de entrar,” ele contou para a Rolling Stone em 1995. “Quando ensaiamos, eles me trataram como se eu já estivesse na banda. Foi uma baita honra. Mas eu percebi que tinha 26 anos e não queria me tornar um baterista para contratações.”

Ao invés disso, ele focou em suas próprias músicas. As primeiras músicas do Foo Fighters foram gravadas em um estúdio em Seattle com o produtor Barrett Jones. A grande maioria das músicas foram escrita enquanto Grohl ainda estava no Nirvana, embora “This Is A Call” tenha vindo depois. Com a fita circulando na indústria musical e ganhando fama, Grohl decidiu que era hora de cair na estrada. Ele recrutou o ex-guitarrista de tour do Nirvana, Pat Smear e a seção rítmica do Sunny Day Real State, banda que acabara de chegar ao fim, o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith.

A nova banda excursionou ao redor do país viajando em uma van como loucos naquele ano, fazendo 120 shows. O primeiro single, “This Is A Call”, foi lançado em 19 de Junho, e dois meses depois, eles apresentaram a música no programa Letterman (como visto no vídeo presente na matéria, que foi a primeira apresentação do Foo Fighters em TV nacional nos EUA.). O single chegou à posição #2 na lista Modern Rock Track, embora eles só tenham chegado ao topo com o single “Big Me”, lançado mais tarde em 1996. Essa música os tornou em favoritos da MTV e eles tem sido uma das bandas de rock mais populares no planeta desde então. Tudo começou dezenove anos atrás.

 

Fonte: RollingStone
Tradução: Stephanie Hahne