Na noite desta sexta-feira, Dave Grohl e sua banda Foo Fighters apresentarão o Music City para a audiência da TV americana.
O novo episódio de Sonic Highways foca na cena musical de Nashville e será provavelmente a primeira vez que os milhões de fãs da banda ouvirão falar sobre o Grand Ole Opry, Blubird Café e os estúdios históricos do Music Row.
Mas, apenas há um ano, Grohl também não sabia nada sobre estes lugares. “ Eu sabia que Nashville era uma capital industrial, mas eu nunca entendi o porquê. Eu pensava que entendia a relação entre cantores e compositores mas, após passar uma semana lá, eu aprendi muito mais. Percebi que não sabia quase nada depois que saí de lá.”
O Foo Fighters esteve em Nashville diversas vezes durante sua carreira de 20 anos, mas Dave só passou algum tempo lá depois em novembro de 2013, quando Zac Brown o convenceu a produzir algumas músicas de sua banda. “Eu nunca tinha ouvido a banda até apertar o botão ‘gravar’. Quando eles começaram a tocar, eu fiquei muito aliviado.”.
Quando o Foo Fighters chegou a Nashville para gravar Sonic Highways, eles foram de cabeça em várias experiências. O episódio se inicia com o baixista Nate Mendel e o guitarrista Pat Smear fazer um tour pelos camarins do Grand Ole Opry House. Enquanto olham as fotos de lendas do country penduradas na parede, Mendel sussurra, “Eu não conheço nenhuma dessas pessoas.”.
Enquanto diretor, Grohl se sentou com uma dúzia de personalidades da cidade, incluindo Dolly Parton, Willie Nelson, Carrie Underwood, Dan Auerbach, Emmylou Harris e Steve Earle. Após ouvir inúmeras vezes sobre a importância do Bluebird Café, ele decidiu que queria tocar lá também, e fez um show surpresa para um público desavisado.
“Mesmo que não houvesse câmeras lá para aquela experiência, eu posso dizer que seria uma das melhores memórias musicais da minha vida,” ele disse. “Há vários palcos importantes nesse mundo, alguns maiores que outros, mas o Bluebird definitivamente se destaca. É um rito de passagem, sabe?”.
Grohl certamente não é a primeira pessoa a cantar os louvores de tais marcos do Music City, mas o seu interesse sincero veio daqueles que entrevistou, incluindo a gerente do Bluebird, Erika Wollam Nichols. “O projeto Sonic Highways pode parecer para você e muitas pessoas como uma ótima história, mas para o Dave, é real,” ela disse. “Ele queria estar imerso nesses pedaços musicais da música pelo país. Foi muito legal falar com alguém que fez a lição de casa da melhor forma possível.”.
Grohl chegou há algumas conclusões após o final de sua visita a Nashville. Ele foi “atingido pela importância da igreja na música country, e como o gospel sempre fez parte da carreira destes artistas.”. Ele acabou atraído por artistas que considera como “estrangeiros” – incluindo Parton e Brown – que construíram seu próprio caminho na indústria. “Todo mundo acha que Nashville é a cidade mais legal da América,” ele diz aos espectadores.
Assim como em Sound City, o Foo Fighters também colabora com grandes artistas em Sonic Highways. “Eu acho que quando você é conhecido como o rei das colaborações, isso abre as portas,” ele disse. “Como músico, um dos melhores luxos ou oportunidades é tocar com outras pessoas. Quando você toca com outras pessoas, isso amplia o alcance do que você faz, porque duas pessoas não fazem do mesmo jeito, e assim você aprende. Todos estamos conectados a algo, então para ser capaz de compartilhar aquilo musicalmente, sem palavras, cara a cara em uma sala, isso que é ser um músico, eu acho. É onde as coisas de verdade acontecem.”.
Grohl e seus companheiros de banda estão prontos para os trabalhos em Nashville nessa sexta-feira. Imediatamente após a exibição de Sonic Highways, o Foo Fighters vai se apresentar no Ryman Auditorium pela primeira vez. O show foi anunciado apenas na terça-feira, e os bilhetes esgotaram em poucos minutos na quarta-feira, estabelecendo um recorde de tráfego para o site do Ryman.
O local com 2,362 lugares é uma fração do tamanho das arenas e estádios onde a banda tende a tocar, e Grohl diz que a intimidade gera uma energia única no palco. “Nós geralmente fazemos tudo certo durante a primeira hora do setlist, e depois o jogamos fora. Aí pode rolar de tudo.”.
Sonic Highways estreia no Brasil dia 30 de setembro pelo Canal BIS.
Fonte: The Tennessean
Tradução: Stephanie Hahne