Foo Fighters encerra o Voodoo Festival 2014

 

foo1cg

Foto: CHERYL GERBER

Em maio, o Foo Fighters abriu as portas do Preservation Hall e explodiram amplificadores até a rua. Durante seu pistop em Nova Orleans, a banda um fez um show intimista na cidade, e uma vez que a notícia de que a banda faria um show cuidadosamente orquestrado pela HBO veio à tona, a rua se encheu de fãs na esperança de dar uma olhada.

Se aquele foi o aperitivo, o show de encerramento da banda no Voodoo Music + Arts Experience 2014 com um show de quase 3 horas e 24 músicas, foi o prato principal.

Sonic Highways, o oitavo álbum de estúdio que estreia dia 10 de novembro, é o resultado de uma turnê de costa a costa – e a série que a acompanha é uma lição sobre a cena musical de cada cidade (o episódio em Nova Orleans vai ao ar no dia 21 de novembro). No Voodoo, entretanto, a banda se ateve aos hits de sua carreira, exceto pelo novo single “Something From Nothing” e um rápido preview da música inspirada em Nova Orleans.

Dave Grohl não poupou elogios ao lugar: “Nós temos uma regra, e ela é nunca ter um dia de folga antes de tocar aqui,” ele disse, acrescentando que, algumas horas antes do show, três senhorinhas em um bar do French Quarter o mandaram tomar um drink “apagador de memórias”. As pessoas no bar o vaiaram quando ele recusou. Depois mudou de ideia. “Foda-se,” ele disse, “eu cheguei aqui me sentindo bem”.

foo2cg

Foto: CHERYL GERBER

A transformação do Foo Fighters em um legado de headliner de festivais está indo em um ritmo tão rápido e louco que, até uma balada de rock como ‘Dear Rosemary’ é levada a lugares inesperados. A banda se deteve à favoritas do público, desde “This Is A Call”, “I’ll Stick Around”, “Monkey Wrench” e “Hey, Johnny Park!” para “Learn To Fly”, “All My Life” e hits do álbum Echoes, Silence, Patience and Grace. A banda é especialista em se divertir no palco, ou pelo menos parece que se diverte, com destaque para covers inusitados e o humor de Grohl, seja estando confortável com o palco ou correndo por todo lado, até para tirar fotos com fãs.

Grohl dedicou “Big Me” a Taylor Hawkins – a quem ele introduziu como “o Ayatollah do rock ‘n roll-ah” e cantou “Cold Day In The Sun”, do álbum de 2005, In Your Honor. Grohl disse que as leggings de $4,99 de Hawkins com estampa exótica pareciam saídas de um episódio dos Simpsons. “É tipo o frango frito do Church, te faz feliz,” Grohl disse, seguido de algumas vaias. Talvez ele devesse ter mencionado o Popeye…

Grohl também revelou que o Foo Fighters se divertiu muito enquanto gravava a música e série em Nova Orleans. “Pergunte a qualquer um desta banda,” ele disse. “A música é uma parte tão grande da cultura de vocês, e vocês a preservam,” ele acrescentou. “Quem dera o resto do mundo pudesse desfilar nas ruas aos domingos. Todos podem aprender com esta cidade.”.

Após uma enorme jam no meio de “This Is a Call”, Grohl introduziu Troy “Trombone Shorty” Andrews, que tocou com a banda na noite do Preservation Hall, e que havia encerrado a performance com sua banda no Voodoo. Com Grohl ao seu lado, Shorty sacou seu trombone e engoliu o palco e plateia com seus poderosos riffs. Grohl sorria.

 

 

“Depois de 20 anos, você faz coisas que vai se lembrar para toda vida,” Grohl disse após um longo abraço em Shorty. “É isso que acabou de acontecer com o Troy.”.

Bebendo de uma garrafa de Veuve Clicquot, Grohl ofereceu um brinde à plateia. Ele disse que o Foo Fighters não é uma banda de encores, então a banda foi embora com um cover de “Under Pressure” (“quando criança, essa era a música que eu queria tocar nas batalhas de banda,” Grohl disse), do Queen com David Bowie, com Hawkins nos vocais, seguida da eterna favorita dos fãs, “Everlong”.

Grohl claramente entende a importância de se divertir em Nova Orleans. Ele até assistiu o show de Skrillex na noite anterior do festival. “Puta merda, o que foi aquilo?,” ele disse. “Eu estava dançando e nem sei dançar. Foi divertido.”.

 

 

 

Setlist:

“All My Life”
“I’ll Stick Around”
“Rope”
“The Pretender”
“My Hero”
“Generator”
“Walk”
“Learn to Fly”
“White Limo”
“Arlandia”
“Cold Day in the Sun”
“Big Me”
“Ain’t Talkin’ ‘Bout Love” (Van Halen)
“Something From Nothing”
“Breakout”
“Monkey Wrench”
“Hey, Johnny Park!”
“Times Like These”
“Dear Rosemary”
“Breakdown” (Tom Petty & the Heartbreakers)
“Best of You”
“This Is a Call”
“Under Pressure” (Queen/David Bowie)
“Everlong”

 

Fonte: BONO
Tradução: Stephanie Hahne