A África do Sul tem se ajustado facilmente ao papel de lugar onde grandes bandas e artistas vão para fazer grandes shows. Em comparação a 15 ou mesmo 10 anos atrás, os sul-africanos agora sabem que, algumas vezes por ano, uma variedade de artistas passará por lá. Veja Dave Grohl e sua realeza do rock moderno, o Foo Fighters, que concluíram seus dois shows da turnê de ‘Sonic Highways’ na África do Sul no Estádio FNB, em Johannesburg na noite de sábado (13).
Ao longo de três horas, eles levantaram a barra para os atos do rock do futuro, mostrando um nível de energia raramente visto neste país. Começando com a agitada “All My Life”, o Foo Fighters se alimentou de seus hits dos últimos 20 anos, com Dave Grohl vez ou outra parando para lembrar ao público que aquela seria uma noite longa. Desde as mais antigas “Hey, Johnny Park!”, “Monkey Wrench”, “Learn To Fly” e “Big Me”, às mais novas “Walk” e “Congregation”, os Foos levaram a África do Sul à uma grande viagem por sua discografia.
De pé sozinho em sua passarela e rodeado de escuridão e flashs das câmeras, Dave Grohl tocou versões solo de “Times Like These” e “Wheels”. Outro momento especial foi quando Grohl trocou de lugar com Taylor Hawkins e assumiu as baterias, enquanto o baterista assumia os vocais para um cover de “Stiff Competition” do Cheap Trick.
Como se eles já não tivessem dado o suficiente de si para o público, enquanto seu exaustivo show chegava ao final, a banda ainda tocou um bem recebido cover de “Under Pressure” do Queen com David Bowie, seguido pela refrescante “Miss You” dos Rolling Stones. Já perto da meia-noite, “Best Of You” levantou a plateia já cansada e com dificuldades de acompanhar a energia do Foo Fighters. Ao final da música, se ouvia apenas o coro de pessoas cantando juntas, algo que Dave Grohl parou para apreciar e aplaudiu com educação a plateia.
Ao final do show, que costumeiramente terminou com “Everlong”, não havia uma pessoa deixando aquele estádio que não falasse que o show valeu cada centavo. O Foo Fighters conquistou o público sul-africano e agora segue com a turnê mundial para a América do Sul, fazendo shows no Chile, Argentina, Brasil e Colômbia.
Grohl disse que eles voltam e, se isso realmente acontecer, serão recebidos de braços abertos.
Setlist:
- All My Life
- Rope
- The Pretender
- Learn to Fly
- White Limo
- Arlandria
- Breakout
- My Hero
- Hey, Johnny Park!
- Monkey Wrench
- Congregation
- Walk
- Cold Day in the Sun
- I’ll Stick Around
- In the Clear
- Big Me
- Something From Nothing
- These Days
- Outside
- Wheels (Solo por Dave Grohl)
- Times Like These (Primeira parte solo por Dave Grohl)
- Generator
- Stiff Competition (Cheap Trick cover, Dave na bateria e Taylor nos vocais)
- Under Pressure (Queen & David Bowie cover)
- Miss You (The Rolling Stones cover)
- Best of You
- Everlong
Fonte: Citizen
Tradução: Stephanie Hahne