O potente e carismático show do Foo Fighters no Chile abre a turnê Sonic Highways em terras latinas

O quinteto liderado por Dave Grohl se apresentou na Pista Atlética do estádio Nacional por quase três horas. O ex-Nirvana outra vez demonstrou em Santiago suas qualidades de “showman,” e a banda improvisou um “Olê, olê, olê, olê! Chile, Chile!”.

Depois de duas décadas gravando discos, fazendo turnês e montando espetáculos com os altos custos na produção, o Foo Fighters é, inegavelmente, uma das bandas que goza de um pódio no topo da indústria da música. E quinta-feira mostrou, pela segunda vez no Chile, porque eles são bem sucedidos.

16106834189_a004d5f5ce_o

Foto: T4F

 

Poderia ter sido uma segunda parte menos entusiasmada do Lollapalooza, há três anos, mas não foi assim. Apenas deu lugar para o show que começou às 21h15 (horário local), uma conexão imediata que não desapareceu durante as quase três horas de show.

A primeira meia hora foi marcada por canções como, “Learn to Fly” e “Breakout” (do álbum de 1999, There’s Nothing Left to Lose) , “Arlandria” (do penúltimo álbum, Wasting Light, de 2011) e “The Pretender” (Echoes, Silence, Patience & Grace, de 2007) .

Em seguida, continuou com “My Hero” e uma das músicas mais antigas da banda, “I’ll Stick Around,” do seu homônimo de 1995.

16105604970_337d09c088_o

Foto: T4F

 

Ir ao show do Foo Fighters é sinônimo de ouvir Dave Grohl contando piadas e fazendo monólogos entre as músicas, até mesmo no meio delas. Nesta noite, isso aconteceu quando os músicos foram apresentados. Nesse momento, o baixista Nate Mendel, os guitarristas Pat Smear e Chris Shiflett, e o baterista Taylor Hawkins tocavam trechos de clássicos como “Another One Bit the Dust,” do Queen, “Black Bird,” dos Beatles e “Stairway to Heaven,” do Led Zeppelin, com Pat Smear destruindo a sua guitarra no palco.


Fotos: EMOL

Minutos depois, eles ouviram os primeiros segundos de “Walking After You” e o público cantou alto. Então, Grohl interrompeu a música para dizer que “os chilenos cantam tudo antes dele e que isso não acontece em nenhum outro lugar”. A multidão respondeu com “olê, olê, olê, olê! Chile, Chile!”, que rapidamente virou uma música de Grohl com voz e violão. “Isso soa como um sucesso,” disse Dave. O diálogo continuou e terminou com o público cantando “feliz cumpleaños” para Dave, que completou 46 anos de idade no último dia 14 de janeiro.

A primeira interação entre a banda e palco deu lugar a “Big Me”  e depois “Monkey Wrench”, do segundo álbum do Foo Fighters, “The Colour and Shape” (1997).

O show continuou com “Congregation”, do álbum que dá nome à atual turnê, Sonic Highways (2014). Seguindo com o repertório “Walk”, “Skin and Bones”, “Wheels” e “Times Like These”, o que levou o grupo a se deslocar para o centro da passarela que ligava o palco com o público. Até a bateria de Hawkins foi movida para lá!

Já devidamente apostos em meio a passarela na pista de atletismo, eles tocaram um cover de “Miss You”, dos Rolling Stones, com Dave imitando a voz de Mick Jagger.
E enquanto o chão estava se movendo lentamente em uma forma circular, tocaram “Under Pressure”, do Queen com David Bowie.

10354238_827280200667085_2712211762874753316_n

Set list que o pessoal da Comunidad Foo Fighters Chile conseguiu após o show. Muchas Gracias

 

Em seguida, eles voltaram ao palco principal, a passarela voltou para o nível do solo e o quinteto recordou o álbum One By One (2002) com a música “All My Life”. Em seguida, eles acrescentaram “These Days” e “Best of You” ao setlist. Nesse ponto, os seis integrantes da banda, incluindo o tecladista Rami Jaffee, “mataram” a platéia improvisando pela segunda vez: “olê, olê, olê, olê! Chile, Chile!”, em resposta ao coro do público. Foram quase três horas de show, e a banda encerrou com “Everlong”.

Até o último minuto, podemos observar que eles gostam mesmo é de se divertir.

Something estava no setlist do papel, mas não foi tocada.

Setlist (por Roberto Saez) 

This Is A Call
Learn To Fly
Breakout
Arlandria
The Pretender
My Hero
I’ll Stick Around
In The Clear
apresentação da banda:
– Chris
– Nate (“Another Bite The Dust”, Queen)
– Rammi
– Pat
– Dave ( “Blackbird”, The Beatles & “Stairway to Heaven”,  Led Zeppelin.)
Cold Day In The Sun
Big Me/Olé Olé Olé Olé, Chile, Chile
Monkey Wrench
Congregation
Walk
Skin & Bones
Wheels
Times Like These (Troca de Palco)
School’s Out (Alice Cooper)
Ain’t Talking About Love (Van Halen)
Miss You (The Rolling Stones)
Stiff Competition (Cheap Trick, Dave en batería)
Under Pressure (Queen)
All My Life
These Days
Outside
Something From Nothing (Não foi tocada)
Best Of You/ Olé Olé Olé, Chile, Chile/ Best Of You
Everlong

Tradução: Karina Diaz
Revisão: Stephanie Hahne
Fonte: EMOL