12 fatos sobre o Foo Fighters (e não sobre o Dave Grohl)

05 de agosto: Hoje é aniversário de Pat Smear e, além de desejá-lo muitas felicidades, que tal mostrar um pouco de apreciação por ele e seus companheiros de banda? Aqueles que não são o Dave Grohl, claro. E há muito mais sobre eles do que o simples fato de serem a maior banda de rock do mundo.

Enquanto nós amamos ‘o cara mais legal do rock’, é fácil esquecer que existem outros quatro músicos brilhantes, juntamente com ele, tocando hinos como “Everlong” e “The Pretender” para que Grohl possa encantar a plateia com sua já habitual simpatia. Vamos ser honestos, nada disso seria possível sem eles. Saudamos vocês e seus valorosos esforços, seção rítmica do Foo Fighters.

Confira:

HOS-59-021-pat-smear-playboy-playmate

  1. Apesar de ter uma presença mais discreta nas bandas das quais foi integrante, Pat Smear carrega uma sofisticação modesta, mesmo que das sombras, então faz sentido que ele esteja qualificado a dar algumas dicas de estilo. A modelo Cindy Crawford reconheceu esse potencial e o recrutou para o programa da MTV, House of Style, no qual ele fez inúmeras aparições. Bizarro, mas de uma forma ou de outra, funcionou.

l

  1. Ele pode fazer parte da maior banda de rock do mundo, mas o baixista Nate Mendel entrou no mundo da música tocando violino – antes de descobrir o punk rock e aprender a tocar baixo sozinho. Diríamos que ele tomou a melhor decisão.

  1. Taylor Hawkins se juntou à banda em 1997 – mas ele não foi caçado de outra super banda de rock. Taylor fez sua estreia nos grandes palcos como baterista de turnê da Alanis Morissette, bem na época de ouro da cantora: ela havia acabado de estourar com o álbum “Jagged Little Pill”. Apenas podemos imaginar os solos épicos que ele fazia durante aquela turnê.

3208836761_1_2_vUpkUhTJ

  1. Mesmo depois de entrar no Foo Fighters, Nate Mendel ainda tinha suas dúvidas. Ele abandonou o barco por um dia em 1997 para se juntar à sua antiga banda, o Sunny Day Real Estate, mas mudou de ideia no último minuto. Mais uma vez, o sábio Mendel tomou a decisão correta.

the-germs-foto-11

  1. Ele pode ser bem conhecido no Foo Fighters hoje em dia, mas Pat Smear foi o fundador da banda de punk The Germs e também aproveitou um tempo bem caótico como guitarrista de turnê do Nirvana. Dá para perceber que foi aí que a amizade de Grohl e Smear começou.

download

  1. Chris Shiflett quis manter a experiência de ter tocado na banda cover Me First and The Gimme Gimmes de um jeito permanente: ele tatuou as palavras “gimme gimme” na parte de dentro de seu lábio inferior. Porém, a tatuagem não curou muito bem, e ele teve que retoca-la e sentir a dor toda de novo. Ai!

banda-do-taylor

  1. Apesar de ser um puta baterista, Taylor Hawkins também se sente bem à vontade assumindo o centro do palco. Taylor Hawkins and The Coattail Riders foi formada em 2004 and já lançou dois álbuns, contando até com membros do Queen, The Cars e, claro, Foo Fighters, para incrementar o som da banda.

Lieutenant-Live-Shot-Photo-Credit-Andrew-Stuart-630x420

  1. Ao contrário de seus colegas de banda, Nate Mendel resolveu criar seu projeto solo só em 2015. Sob o codinome Lieutenant, Mendel mostrou ao mundo o seu potencial como compositor no álbum If I Kill This Thing We’re All Going to Eat for a Week (ouça aqui), reforçando mais uma vez que, longe de Grohl, os Foos são ainda mais talentosos.

Nirvana with Pat Smear

  1. Mesmo tendo feito parte do Nirvana na última turnê da banda e de ter tocado com Dave Grohl e Krist Novoselic na indução da banda ao Rock ‘n Roll Hall Of Fame, Pat Smear não foi induzido à premiação. Okay, talvez ele não tenha sido membro oficial da banda, mas ele contribuiu imensamente para os caóticos últimos shows do Nirvana. Justiça para Pat?

  1. O Me First and The Gimme Gimmes lançou Are We Not Men? We Are Diva! em 2014, uma coleção de covers de artistas pop como Lady Gaga, Barbra Streisand e Christina Aguilera. Chris Shiflett contribuiu com sua guitarra em clássicos como “Beautiful” e “I Will Survive”.

cbgb_3

  1. Em 2013, Taylor Hawkins corajosamente aceitou o papel de Iggy Pop no filme CBGB, que foi super bem avaliado pelos críticos, mas desde então não atuou mais nenhuma vez.

  1. Outro que também não é um estranho no mundo do cinema é Nate Mendel, que atuou no filme independente Our Burden is Light, como o namorado de uma personagem e, sim, um baixista. Melhor se manter naquilo que você domina.

The-wallflowers
BÔNUS: E claro, não podemos esquecer de Rami Jaffee, o tecladista mais legal do mundo e o sexto foo fighters! Nem todo mundo sabe que a banda principal de Rami é o Wallflowers e vale a pena conferir o som deles.

Matéria original: Gigwise
Tradução: Stephanie Hahne


 

FooFest – A festa de aniversário do Foo Fighters Brasil! #VemSetembro #FFBR6

Clique na imagem ou acesse o site da FooFest para saber de todas as informações e comprar seu ingresso/colocar seu nome na lista! Confirme presença também nos eventos do Facebook: para RJ clique aqui, para SP clique aqui!

capa-ffbr