Dave Grohl confirmado como palestrante para o SXSW Music 2013

O festival de música e conferência de mídia “South By Southwest Music” orgulhosamente anuncia Dave Grohl como palestrante do evento em 2013. A palestra acontecerá na quinta-feira, 14 de março, no Centro de Convenções de Austin, o local onde ocorrem os eventos do SXSW Music.

Loja Foo Fighters na Amazon

A ascensão de Dave Grohl ao status lendário de uma das figuras mais amadas e respeitadas no cenário musical internacional volta para a sua entrada na banda de punk rock Scream, aos 17 anos. Três anos e muitas turnês internacionais depois, Grohl se tornou o baterista do Nirvana, fazendo de seu primeiro álbum com eles o definidor de gerações “Nevermind”, de 1991.

Aproveitando a oportunidade de tocar bateria como convidado com Tom Perry, Grohl chamou a atenção e acabou formando os Foo Fighters, dos quais no primeiro álbum auto-entitulado de 1995, ele escreveu, gravou e cantou cada nota — com exceção da faixa instrumental.

Desde então os Foo Fighters se tornaram, indiscutivelmente, a última banda de rock americana a nível de arenas/estádios realmente boa, com o álbum “Wasting Light”, de 2011, estreando em primeiro lugar nos Estados Unidos e em outros 11 países, enquanto ao longo dos anos os álbuns “The Colour & the Shape” (1997), “There Is Nothing Left to Lose” (1999), “One by One” (2002), “In Your Honor” (2005), “Echoes, Silence, Patience & Grace” (2007) venceram 11 Grammy Awards, venderam 25 milhões de cópias e deram origem a hinos tais como “Everlong”, “Monkey Wrench”, “My Hero”, “Learn to Fly”, “All My Life”, “Best of You”, “The Pretender”, “Walk” e outros.

Antes das sessões de “Wasting Light”, Grohl voltou à bateria para um álbum e uma turnê mundial com o Them Crooked Vultures, o supergrupo vencedor do Grammy que ele formou com John Paul Jones (Led Zeppelin) e Joshua Homme (Queens of the Stone Age).

Entre os outros artistas com os quais Grohl colaborou estão Paul McCartney, David Bowie, Mick Jagger, Neil Young, Elton John, Queens of the Stone Age, Nine Inch Nails, Roger Taylor e Brian May (Queen), Lemmy Kilmister (Motörhead) e Tenacious D, cujo filme lançado em 2006, “The Pick of Destiny”, teve Grohl interpretando o papel de Satã.

Mais recentemente, Grohl começou a trabalhar no SOUND CITY: REAL TO REEL, sua próxima estreia, como diretor/produtor do documentário.

O filme se foca tanto na história do lendário estúdio de Van Nuys, CA para o qual o documentário foi nomeado — onde artistas como Neil Young, Fleetwood Mac, Tom Petty, Fear, Johnny Cash, Rick Springfield, DIO, Nirvana, Rage Against the Machine, Queens of the Stone Age, Metallica, Nine Inch Nails, Weezer e incontáveis outros criaram clássico após clássico ao longo dos últimos 40 anos — e na luta contínua para preservar o elemento humano da música num mundo digital que vem crescendo cada vez mais.

A conexão pessoal de Grohl com o Sound City surgiu há mais de 20 anos, na gravação de “Nevermind”, que vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo, transformando o cenário musical moderno inteiro e alterando para sempre o curso da vida de Grohl.

A palestra de Dave Grohl será aberta para os membros Music and Platinum, e também para os artistas registrados para apresentação. O SXSW 2013, evento de indústria musical mundial, oferece aos participantes a oportunidade de explorar o futuro da indústria musical durante o dia com painéis, discussões, exposição comercial, exposição de equipamentos musicais e outras atividades no Centro de Convenções de Austin.

À noite, a melhor mistura de performances musicais com mais de 2 mil apresentações regionais, nacionais e internacionais acontecem. De modo geral, o SXSW apresenta uma conferência com oportunidades incomparáveis de conexão, construção de carreira e mais de 100 etapas de música para as bandas e participantes da conferência.

O SXSW Music acontecerá entre terça-feira, 12 de março e domingo, 17 de março de 2013 em Austin, Texas. Inscrições para a conferência e reservas de hotéis já estão sendo aceitas.

Fonte: SXSW
Tradução: Giovana Moretti

Loja Foo Fighters na Amazon