Dave Grohl faz discurso homenageando o KISS no ASCAP Pop Awards: completo e traduzido

Dá pra desenhar uma linha reta desde o auge do KISS em 1970 à ascensão do Foo Fighters 20 anos mais tarde – ambas bandas de estádio tocando rock com um propósito – por isso veio a calhar que Dave Grohl tenha sido escolhido para presentear Gene Simmons e Paul Stanley com o prêmio ASCAP Founders. O que os presentes no ASCAP Pop Music Awards nesta quarta-feira em Hollywood não poderiam esperar, no entanto, é a conexão contínua entre os dois campos: o ensino fundamental de seus filhos.

Adotando uma abordagem leve, reflexiva e pessoal, Grohl fez uma homenagem que se iniciou a partir de seus próprios dias de infância como um cadete orgulhoso no exército de fãs do KISS. O sentimento do discurso foi claramente apreciado, como Simmons mais tarde declarou: “Dave Grohl e os Foo Fighters estão carregando a bandeira que esperamos que inspire a próxima geração de crianças e jovens.”

10351387_829822843737478_6722737134841998070_n

Dave Grohl no ASCAP Pop Music Awards 2015 (Por: Chris Pizzello) 

Leia o tributo de Grohl na íntegra e traduzido abaixo:

Imagine isto: Springfield, Virginia, 1976. Um jovem rapaz magro, com cabelo castanho desgrenhado em uma bicicleta amarela e de segunda mão traz para casa uma cópia do álbum Destroyer, o seu primeiro disco do KISS. Todo mundo se lembra do seu primeiro disco do KISS, e é assim que eu me lembro do meu. 

Até aquele momento, eu curtia mais os Beatles e Carly Simon, talvez um pouco de Phoebe Snow. Mas a capa do álbum foi suficiente para me fazer quebrar meu cofrinho em mil pedaços e pegar dinheiro suficiente para dá-lo direto para Paul Stanley e Gene Simmons. 

Com uma antecipação nuclear, coloquei a agulha na lendária introdução de “Detroit Rock City”, talvez a melhor intro de todos os álbuns de rock lançados. Aquilo encheu meus alto-falantes e minha imaginação. Trinta e quatro minutos depois e 27 segundos mais tarde, o KISS encheu minha alma. Eu era agora um membro do infame exército do KISS.

Em pouco tempo, o meu quarto tinha se tornado uma porra de um santuário. Pôsteres destes quatro monstros musicais alinhavam minhas paredes, os bonecos enchiam minhas prateleiras e os álbuns do KISS ultrapassaram a minha coleção de discos “amigáveis”. Eu fui convertido…

Todas as manhãs, eu acordava no meu quarto minúsculo e dava uma boa olhada em meus super-heróis antes de ir para a escola. Eles estiveram comigo durante estes anos e, finalmente, me inspiraram a seguir esse sonho razoável de me tornar um música profissional de rock ‘n roll.

tumblr_mkk68swKlt1ra3vu8o1_500

Cem milhões de álbuns. Cem milhões de fucking álbuns. Incontáveis singles de sucesso, recorde de público em shows. Eles ainda fizeram a porra da disco music ficar legal com “I Was Made For Lovin You.” Levante a mão se você pode dizer a mesma coisa.

Lembro-me da rádio KISS, que eles acabaram de mostrar aqui – eu estou tão feliz que eles ainda realmente têm restos desta obra-prima da tecnologia. Lembro-me dos anúncios da rádio KISS na TV – “Ouça todas as suas músicas favorita do KISS na rádio oficial do KISS!” Eu pensei que fosse algo super futurístico da tecnologia e um link direto para os meus deuses do rock, por isso eu pedi um… sem sequer pedir permissão da minha mãe, que era professora.

Eu nunca vou esquecer o dia em que chegou. O carteiro bateu à porta, minha mãe deu uma olhada naquilo e disse: “Eu não encomendei esta merda”. Então, ela o mandou de volta…

Quarenta anos mais tarde, meu amor pelo KISS ainda é forte. E até esses dias, eu ainda passo todas as manhãs antes da escola com Paul Stanley… no estacionamento de da escola primária dos nossos filhos, conversando sobre Zeppelin e Electric Lady e turnês e captação de recursos para a escola. Então eu diria que o meu sonho se tornou realidade. E eu finalmente tenho meu rádio KISS – é o radinho A.M mais barato que já vi na vida! Com o logotipo do KISS nele. Boa, Gene. 

Assim, sem mais delongas, é a uma grande honra dizer: você queria o melhor, e você tem o melhor. A banda mais quente do mundo – KISS! (You wanted the best, and you got the best. The hottest band in the world — KISS!)”

Matéria original: “Dave Grohl Hails KISS at ASCAP Pop Awards: Read His Speech in Full“, 30 de abril de 2015. Por Billboard.com
Tradução: Stephanie Hahne