Ainda bate nosso coração dos noventista. Abaixo, você pode assistir Dave Grohl falando sobre a primeira vez que ouviu o inovador álbum Superunknown, do Soundgarden, antes do lançamento de 1994. Ele e Krist Novoselic estavam com o Nirvana no estúdio de Robert Lang, em Seattle – “a última vez que gravamos juntos” – quando o produtor Adam Casper perguntou:
“Ei, vocês querem ouvir o que acabamos de gravar para o novo álbum do Soundgarden?”
Deixamos Dave contar:
“Ele tocou ‘Black Hole Sun’ e eu me lembro de pensar: ‘Puta merda, isso… será extremamente grande. Porque, para mim, foi a perfeita união dos Beatles com Black Sabbath, o que é algo que acho que colocamos na bio do Nirvana… Mas eu não acho que isso já tinha sido concretizado com sucesso até essa gravação, e em particular, essa canção. Era muito mais sofisticado melodicamente do que quaisquer outras bandas de Seattle estavam fazendo “.
Este ano marca o 20 º aniversário desse single e do álbum. Em honra da ocasião, Soundgarden tocou recentemente todas as faixas de Superunknown em um evento do SXSW. Eles também estão prontificando uma reedição deluxe para 03 de junho – ouvimos a recém-descoberta demo de “Black Hole Sun” no início deste mês. Mais tarde, a banda fará uma turnê com o Nine Inch Nails e Death Grips.
Grohl , que reuniu seus irmãos remanescentes do Nirvana para a apresentação no Rock and Roll Hall of Fame, tinha mais coisas amáveis a dizer sobre os parceiros de noroeste da sua antiga banda:
“Eles foram a primeira banda que meteu as caras, a primeira a estourar, a primeira a fazer assinas com uma “grande gravadora” dentro da cena underground. Fez todo o sentido eles serem a primeira banda a gravar uma música como ‘Black Hole Sun’. Essa música… realmente só levantou os padrões para todos. Sonoramente, foi além de tudo que já tinham feito em nossa cena. Melodicamente, mais uma vez, apenas muito mais sofisticado do que qualquer coisa que nós sentíamos que éramos capazes de fazer.”
Tradução: Marcelo Fernandes
Fonte: Spin