Foo Fighters encerram a 40ª temporada do Austin City Limits com uma paulada

Na hora em que Jimmie Vaughan subiu ao palco para se juntar a Gary Clark Jr., que já estava lá, a gravação de 3 horas do Foo Fighters para o “Austin City Limits” saiu do controle – e do roteiro também.

A casa lotada no ACL Live ajudou o programa de TV a trazer um fim empolgante para a sua 40ª temporada. A aparição dos grandes nomes da guitarra do blues ajudou a empurrar o Foo Fighters para outro nível – que incluiu um longo desvio do setlist para tocar alguns clássicos do rock ‘n roll, e depois contou com as maiores da banda, “Best Of You” e “Everlong”.

Dave Grohl desenvolveu uma relação especial com o produtor executivo do “Austin City Limits,” Terry Lickona, que foi entrevistado para o episódio sobre Austin em Sonic Highways.

Foto: Scott Newton

Foto: Scott Newton

A banda abriu com uma porrada de oito músicas, incluindo velhos hits como “Times Like These” e “My Hero”, assim como a nova do álbum, “The Feast And The Famine,” que tomou quase a primeira hora do show. Grohl disse que estavam carregando as energias durante a primeira hora, pois estavam planejando um noite longa e queriam “tocar até que alguém nos chute daqui. Vocês estão de boa com isso?”. Dá para imaginar a resposta da plateia.

“Congregation”, do episódio em Nashville, pareceu turbinar os membros da banda; o que levou diretamente para “What Did I Do?/God As My Witness,” a canção em duas partes que foi gravada em Austin.

Clark tocou na versão de estúdio, então não foi surpresa alguma vê-lo subir ao palco para ajudar os Foos a tocar esta canção. No álbum, a música vai desaparecendo e dando espaço ao solo raivoso de Clark, mas a apresentação ao vivo os deu a oportunidade de prolongar isso, e eles aproveitaram até a última gota.

A verdadeira diversão começou quando Grohl pediu a Clark que ficasse no palco e chamou Vaughan, para tocar uma música do próprio, “Tuff Enuff”. Nesse clima de covers, a banda também mandou “Under Pressure”, do Queen com David Bowie, e “Breakdown”, de Tom Petty.

Outra parte interessante, foi quando Grohl passou os vocais para Taylor Hawkins em um cover de “Miss You,” dos Rolling Stones, e andou pela plateia, chegando até a assistir a performance da mesa de som, antes de voltar ao palco e se juntar a Hawkins na bateria. Nessa mesma hora, Clark pegou sua guitarra e ajudou no som.

Se eles não tocaram “Two Headed Dog,” do Rocky Erison, que estava no setlist, e perderam a oportunidade de chamar o Gibby Haynes do Butthole Suffers para se juntar a eles no “Austin City Limits”, bem, não dá para fazer de tudo. Ou talvez eles estejam guardando as cartas na manga para quando voltarem à cidade.

Fonte: Austin 360
Tradução: Stephanie Hahne

 

 

 

Set List

Aurora
The Feast and the Famine
Learn to Fly
Arlandria
Times Like These
Rope
The Pretender
My Hero
Hey, Johnny Park!
Monkey Wrench
Congregation
What Did I Do?/God as My Witness (with Gary Clark, Jr.) (live debut)
Tuff Enuff (The Fabulous Thunderbirds cover) (with Jimmie Vaughan) (and Gary Clark Jr)
Cold Day in the Sun
In the Clear
I’ll Stick Around
Walk
Outside
All My Life
Miss You (The Rolling Stones cover) (with Gary Clark, Jr.) (Dave dances through crowd … more)
Stiff Competition (Cheap Trick cover) (Dave on drums, Taylor on lead vocals)
Under Pressure (Queen & David Bowie cover)
Breakdown (Tom Petty and the Heartbreakers cover)
Ain’t Talkin’ ’bout Love (Van Halen cover)
Best of You
Everlong